I Copa Nave de Games traz os e-sports para as comunidades do RJ

Campeonato gratuito de videogame tem mais de R$ 6 mil em prêmios em três modalidades.

Inúmeros são os atores do mundo dos e-sports: atletas, gerentes, profissionais de marketing e até psicólogos. Todos eles são unânimes em afirmar: e-sports são mesmo esporte.

Ainda que não haja dúvidas sobre a esportividade inerente aos jogos eletrônicos, se fossemos hoje compará-los com o esporte “tradicional” é provável que ficássemos em algo de mais difícil acesso, como o tênis.

E a explicação é simples: com uma das piores qualidades de conexão com a internet do mundo, impostos que colocam os jogos como similares aos caça-níqueis e uma moeda fraca, dá para entender porque, apesar de termos tantos brasileiros assistindo e torcendo no esporte eletrônico, ainda não temos a mesma proporção de jogadores. Mas uma iniciativa está para mudar isso.

Por mais democracia no acesso

Com realização da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), a I Copa Nave de Games vem justamente para ser um campeonato “democrático”, onde todo o acesso à competição esteja acessível para todos.

O evento será realizado em 10 etapas (sendo 09 classificatórias e 01 etapa final), sempre nas Naves do Conhecimento, projeto da prefeitura da cidade maravilhosa instalado sempre próximo a comunidades cariocas para dar acesso à internet, à informação e ao conhecimento.

A organização do evento está por conta da GF Corp – criadora da Liga GF – e os eventos partirão da mesma premissa: premiação polpuda para os campeões, inscrição gratuita e, claro, jogos extremamente atraentes.

O line-up contará com Mario Kart, PES 2017 e Holodrive, jogo carioca de tiro sci-fi em arenas multiplayer. Em cada jogo, 02 competidores de cada Nave serão selecionados para ir representar aquela unidade nas finais.

A entrada gratuita será garantida pela inscrição no site www.navedoconhecimento.rio/games, que dará acesso a 1.728 vagas para os competidores (192 por Nave). Ao todo, R$ 6 mil em prêmios serão distribuídos, dentre eles 01 Xbox ONE para o campeão de cada modalidade.

Curso de Desenvolvimento de Games

Essa premissa de competição democrática inaugura uma nova etapa do projeto das Naves do Conhecimento, que oferecem formação gratuita e qualificada em diversas áreas. Em sua nova gestão, as Naves devem priorizar as áreas ligadas à economia criativa. Entre elas, o desenvolvimento de games.

“Pensamos que os equipamentos e políticas públicas tem de estar sempre em evolução e conectados com os anseios da sociedade que frequenta esses espaços. O mercado de games cresce de maneira exponencial e, sem sombra de dúvidas, pode se mostrar como uma oportunidade de melhora de vida para os jovens das comunidades atendidas pelo projeto”, declarou a secretária Clarissa Garotinho.

Durante cada etapa classificatória da I Copa Nave de Games, um desenvolvedor de jogos fará uma palestra falando sobre as oportunidades do setor. E pela primeira vez as noves unidades das Naves do Conhecimento passam a oferecer um curso de Introdução ao Desenvolvimento de Games, que pretende ser o primeiro passo para formações específicas nas áreas de programação, design, áudio e desenvolvimento de projetos. As inscrições iniciam-se no dia 28 de março, e o curso introdutório terá dois meses de duração. Serão abertas um total de 270 vagas.

Serviço:

I Copa Nave de Games

01/04/2017
Nave do Conhecimento de Triagem – R. Bérgamo, 320 – Rocha, Rio de Janeiro – RJ

06/04
Nave do Conhecimento de Santa Cruz – R. Álvaro Alberto, S/n – Santa Cruz, RJ
Nave do Conhecimento de Vila Aliança – Estr. do Taquaral – Bangu, Rio de Janeiro – RJ

07/04
Nave do Conhecimento de Irajá – Praça Nossa Sra. da Apresentação – Irajá, RJ
Nave do Conhecimento de Penha – R. Santa Engrácia, 440 – Penha, Rio de Janeiro – RJ

08/04
Nave do Conhecimento de Padre Miguel – R. Mal. Marciano, S/N – Bangu, RJ
Nave do Conhecimento de Nova Brasília – R. Nova Brasília, 63 – Bonsucesso, RJ

09/04
Nave do Conhecimento de Madureira – R. Bernardino de Andrade, 126 – Turiaçu, RJ
Nave do Conhecimento de Engenhão – Rua Arquias Cordeiro, 1516, Eng. de Dentro, RJ

23/04
Final – Nave do Conhecimento de Engenhão – Rua Arquias Cordeiro, 1516, Engenho de Dentro – Rio de Janeiro – RJ

Sobre a GF Corp
Com nove anos de atuação no mercado, a GF Corp atua em três frentes: GF Education (onde utiliza o jogo como ferramenta lúdico-pedagógica para aprimoramento nos processos de ensino-aprendizagem), GF Business (onde atua com grandes e médias corporações e governo para oferecer o jogo como ferramenta para Recursos Humanos e Mkt) e GF Gamer Mkt (onde desenvolve produtos para o público gamer brasileiro, como Ligas, premiações exclusivas e canais de comunicação). Em sua lista de clientes estão instituições como Bradesco, FURNAS, GSK, SESI, Grupo CCAA, SESC, prefeituras, SESCOOP, dentre outros.

Sobre o projeto Naves do Conhecimento
O projeto Naves do Conhecimento visa a democratização do acesso à informação e ao conhecimento de novas formas de aprendizagem em ambientes colaborativos e criativos, promovendo a mediação da informação qualificada e o desenvolvimento de competências necessárias a todos na sociedade do terceiro milênio. Estão localizadas em nove regiões das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro: Santa Cruz, Vila Aliança, Padre Miguel, Irajá, Penha, Madureira, Nova Brasília, Triagem e Engenho de Dentro. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e está sob a administração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *